sábado, 8 de janeiro de 2011

A Oração em o Novo Testamento

Introdução

O que é uma oração sábia?....aquela que chega ao trono de Deus e Ele ouve!

Qual o segredo de receber o que pedimos?...“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” ( Jo 15.7). “Estar” (gr – meno) significa “permanecer” (num determinado lugar, estado ou relacionamento), ou seja, uma união; uma unidade; uma amizade; uma comunhão; uma sociedade; estar entrelaçados um no outro (nós e Deus).

Jesus volta ao céu
Lucas disse: ‘todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que… foi elevado às alturas’ At 1.1-2. A ascensão, de certo modo, foi a restauração da glória que o Filho tinha antes da encarnação. Exaltado à destra do Pai, Jesus exerce Seu ministério celestial. O Senhor, intercede por seu povo (Rm 8.34; Hb 7.25). Envia E.S. constantemente para enriquecer seu povo (Jo 16.7-14; At 2.33).

Algumas Orações de Jesus
- por ocasião do batismo nas águas (Lc. 3.21,22),
- antes de escolher seus discípulos (Lc. 6.12,13),
- pelas criancinhas que lhe cercavam (Mt. 19.13-15),
- em favor de Pedro (Lc. 22.32),
- diante do túmulo de Lázaro (Jo. 11.41,42),
- pelos cristãos de todos os tempos (Jo. 17),
- antes de ser crucificado, no Getsêmane (Mt. 26.39-44),
- na cruz (Mc. 15.34; Mt. 27.46).

Oração do PAI NOSSO (Mt 6:9-13)

“Portanto, vós orareis assim”...é recomendável repetir a oração do Pai Nosso, é muito mais importante que, quando orarmos, nos deixemos guiar pelos princípios providos por nosso Senhor nessa e em outras orações. A palavra “assim” (gr-houtos) significa “desta maneira”.

“Pai nosso”...somos filhos; um Pai amoroso; Deus é o nosso Pai, “o Pai das misericórdias” (2 Co 1.3); “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o senhor se compadece daqueles que o temem” (Sl 103.13);

“que estás nos céus”...implica no reconhecimento de sua superioridade; soberano.

“Santificado seja o teu nome”...o primeiro de uma lista de petições e significa “tornar santo”, “tratar como santo”, “conservar em reverência”, “honrar altamente”, “devemos ser santo como Ele é santo”. Essa petição será finalmente respondida quando o próprio Deus santificar o seu nome sobre todos os habitantes da Terra, no seu Reino vindouro (Ez 36.22,23).

“Venha o teu reino”... estamos orando por aquela consumação final dos eventos temporais, quando, conforme se lê em Ap11.15, “os remos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

“seja feita a tua vontade”...requer completa submissão. Jesus teve de submeter-se à vontade do Pai (Hb 5.7-9). A submissão é o elemento básico da oração, pois onde houver submissão sem reservas, não haverá impedimentos à resposta de Deus.

“O pão nosso de cada dia nos dá hoje”...significa “supre nossas necessidades diárias”, é um reconhecimento de nossa dependência de Deus. Mas orar dessa maneira não invalida ou suprime a necessidade do esforço humano (Gn 3.19; 1 Tm 5.8).

“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”...Lucas usa a palavra “pecados” (Lc 11.4) em lugar de “dívidas”. Quando nos arrependemos e oramos pelo cancelamento de nossas dívidas, é como se estivéssemos preenchendo uma requisição para que elas sejam apagadas dos anais divinos.

“Não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal”...aplica-se ao futuro imediato. Uma pessoa arrependida de fato preocupa-se não somente em ter um passado limpo, mas também em permanecer justa após o perdão e a purificação recebidos O crente precisa libertar-se da penalidade do pecado como também do poder do pecado. “tentação”...significar “prova” (teste) ou “incitação para praticar o erro”.

“Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”...Tudo pertence a Deus! Todas as nossas petições devem ser expressas nessa consciência, se é que pretendemos obter alguma resposta. Cada pedido deve ser feito na confiança de que a resposta, uma vez dispensada a nós, trará glória a Deus e somente a Deus.

A primeira reunião de oração
Os discípulos sabiam muito bem que o tempo de ficar em Jerusalém (Lc 24.49) e esperar (At 1.4) deveria ser preenchido com oração.

“Ficar” (gr-katbizo) significa “sentar-se”, “estabelecer-se”, “permanecer”. E entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos (At 1.13,14).

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados” (At 2.2). O vento, símbolo do Espírito Santo para qualquer judeu conhecedor dos fatos. “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles” (At 2.3). O fogo também é um símbolo prontamente reconhecido da presença divina na comunidade judaica (Êx 3.1-6; 1 Rs 18.38,39).

As lições que aqui aprendemos são importantes:
1- a oração é a principal chave para o derramamento do Espírito Santo;
2- orações longas podem ser necessárias para produzir união entre os membros do corpo de Cristo; e
3- a oração sempre será a introdução de poderosas manifestações do poder de Deus.

* Foi durante a primeira longa reunião de oração da Igreja que houve a substituição de Judas, tarefa que representou uma grave questão de liderança (At 1.15-26). Parece que os apóstolos estavam seguindo o desejo do próprio Senhor Jesus, quando concluíram que seu número deveria ser 12.

* Davi havia dito sobre Judas (Sl 69:25-28)

Pela narrativa de At 2.5-12, talvez esse local ficasse próximo aos átrios do templo onde as multidões de judeus visitantes estavam reunidos. Esta pode ter sido a mesma sala onde eles tinham celebrado a Páscoa e onde Jesus havia instituído a Ceia do Senhor (Mc 14.15), ou era uma sala na casa de Maria, a tia de Barnabé (Cl 4.10) onde os cristãos se reuniam (At 12.12).

Concretamente poderíamos afirmar que esta ocasião foi inaugurado o Circulo de Oração.

*Cenáculo: normalmente ficava acima do chão, no primeiro andar de um edifício. A maior parte das casas na época tinha um aposento no teto, com escadas pelo lado de fora (2Rs 1:2; 23:12). Geralmente era bem mobiliado e com vários tapetes, se fosse de um rico. Alguns afirmam que o cenáculo ficava na rica casa de João Marcos, na área do templo, onde ocorreu a descida do E.S. e que se tornou o local de reunião da Igreja Primitiva.

*At 2:41...o texto não diz qtos foram batizados, nem por quem, nem qtos fizeram o batismo, nem qto tempo durou para batizar 3 mil

*At 2:42...4coisas em que eles perseveravam

1- no ensino dos apóstolos Mt 28:20
2- na comunhão 1Jo 1:1-7
3- na ceia do Senhor
4- nas orações Mt 7:7-11; 21:22; Mc11:22-24; Jô 15:7,16; Ef 6:18

*At2:43...grande temor se abateu sobre todos em Jerusalém. Durante várias semanas, eles haviam visto grandes milagres e os testemunhavam diariamente, pelo que havia confusão e temor sobre todo o povo.

Oração ante a perseguição
Pedro e João foram instrumentos usados p/ curar um homem que desde o nascimento era aleijado e incapaz de andar (At 3). Os crentes do NT enfrentavam a perseguição em oração fervorosa. A situação parecia impossível; Tiago fora morto. Herodes mantinha Pedro na prisão vigiado por dezesseis soldados. Eles oraram de um modo intenso e contínuo a respeito da situação de Pedro. A oração deles não demorou a ser atendida (At 12.5-17). As igrejas do NT freqüentemente se dedicavam à oração coletiva prolongada (At 1.4; 2.42; 4.24-31; 12.5,12; 13.2).
*A intenção de Deus é que seu povo se reúna para a oração definida e perseverante (Mt 21.13). As igrejas devem exercer a oração fervorosa e coletiva como elemento vital da sua adoração e não apenas um ou dois minutos por culto. Nenhum volume de pregação, ensino, cânticos, música, animação, movimento e entusiasmo manifestará o poder e presença E.S.

Exemplo da Resposta à Oração de Cornélio
Cornélio, centurião romano, era uma pessoa desse tipo. Provavelmente, ele era o que os judeus da época considerariam como um “simpático incircunciso” forasteiro, ou quase um prosélito. Os rabinos do período medieval às vezes chamavam esses estrangeiros devotos de “prosélitos de portão”, pois postavam-se no portão do Judaísmo, mas não entravam definitivamente para se tornar prosélitos ou convertidos plenos. Cornélio era homem que tinha “bom testemunho de toda a nação dos judeus” (At 10.22), apesar de ser gentio. Os judeus pensavam que os gentios dificilmente teriam o mesmo acesso que eles a Deus. Mas com Deus não há favoritismos (At 10.34).

Cornélio era:
1- era um homem devoto piedoso e temente a Deus;
2- não somente tinha fé no verdadeiro Deus, mas também queria agradá-lo e receber a salvação;
3- zelava por sua casa e compartilhava o que sabia de Deus com seus familiares;
4- era generoso com os pobres; e
5- orava regularmente a Deus.

* Cornélio, pois, recebeu sua resposta de uma maneira extraordinária, envolvendo tanto um anjo (At 10.3) quanto um homem, Pedro (At 10.5,6). Mas se Cornélio não tivesse orado, a porta do evangelho para os gentios teria permanecido fechada por mais algum tempo, embora não de forma permanente, pois Deus prometera abençoar todos os povos da Terra (Gn 12.3; 18.18; 22.18; 26.4; 28.14; Gl 3.8). Orar de modo específico, dentro da vontade de Deus, resulta em respostas específicas.

As revelações do Senhor
Paulo enfrentou resistências ao seu ministério nas igrejas recém-fundadas. Os falsos apóstolos de Corinto, por exemplo, entendiam que feitos espetaculares, sinais e poderes miraculosos eram credenciais indispensáveis ao apostolado.

Paulo
- uma vida transformada da parte dos coríntios (2Co 3.1-3),
- um ministério irrepreensível da parte de Paulo (2Co 6.3-10;7.3;11.7-11),
- seu grande amor pelas igrejas (6.11-12;7.3;11.7-11),
- e seu sofrimento sacrifical (2Co 6.3-10;11.23-33).
- suas experiências de sofrimento (2Co 11.23-29 ),
- não era exaltado, e a cruz era o tema de suas pregações (2Co 11.30).

Visões/Revelações de Paulo
1- a primeira no caminho de damasco (At 22.6-11).
2- um varão da Macedônia pedindo ajuda (At 16.9,10).
3- o evangelho pregado na Galácia (Gl 1.11,12 ),
4- bem como os mistérios que Paulo fala em Ef 3.3-5 e 1Co 2.9,10; 1Ts 4.15-17.

O zelo de Paulo pela ordem na Igreja
Paulo chama a Igreja de coluna, ou seja, O SUPORTE, aquilo que deve sustentar a Verdade. As igrejas verdadeiras são as depositárias autênticas desses ensinamentos preciosos, e devem sustentá-los com toda firmeza; 2Co 11:2, Paulo confessa ser “zeloso” em relação à igreja em Corinto.

A muitos têm faltado este “zelo de Deus” em os nossos dias. Muitos têm se calado, deixando de ensinar a Palavra de Deus, exortar ou admoestar o povo do Senhor. Calam-se e permitem um sem-número de inovações, modismos e desvios espirituais, porque trocaram o “zelo de Deus” pelo amor do dinheiro, pela posição social, pelas vantagens passageiras desta vida. Paulo, porém, não era assim, mas tinha plena consciência de seu dever para com Deus e para com a Igreja, sabendo que tinha de apresentar a Deus uma virgem pura e imaculada.

Em determinadas situações, o líder deve ter um caráter firme para tomar decisões que nem sempre são simpáticos, mas necessárias. Paulo disciplinou o crente coríntio que tinha relações sexuais com mulher de seu pai(1Co 5); Paulo chamou a atenção de Pedro quando este dissimulava suas atitudes entre os crentes de Antioquia( Gl 2:11-14).
Paulo repreendeu Elimas, o feiticeiro que tentava desviar o procônsul Sérgio Paulo(At 13:6-12).
Paulo demonstrou grande zelo pela ordem da igreja de Creta, cujo pastor era Tito(vide Tt 1:5-11).
Tito deveria ser enérgico com os que perturbavam o bom andamento do trabalho.
Os insubordinados e inconseqüentes teriam de ser severamente admoestados (Tt 1.10-14).

Paulo e a oração
*1 Ts 3:10...(supramos - gr) significa arranjar; providenciar
*1 Co1:11...(mercê) significa que Paulo estava falando de livramento da morte(v10)

Todas as suas epístolas, exceto Gálatas e Tito, tem uma expressão de ação de graças ou bênção de Deus logo de início, ou pouco depois da saudação. Paulo acreditava que toda oração deve incluir ação de graças (Fp 4.6; Cl 4.2), pois as ações de graças (eucharistia) faziam com que a glória ascendesse a Deus pela graça (charis) que havia descido sobre nós em Jesus Cristo (2 Co 1.11). O ensino geral de Paulo sobre a oração foi muito bem resumido em 1 Tm 2.1-9.

Paulo orava com os irmãos (At 16.13); com os anciãos (At 20.36); com um grupo de discípulos em Tiro (At 21.5); rogava que outros irmãos orassem por ele (2Co 1:11); (Cl 4.3); (1Ts 5:25); (2Ts 3:1).

Orava pela igreja de Colossos....mesmo estando na prisão(Cl 4:3): “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual”(Cl 1:9). (falsos profetas, mestres, pastores).

O crescimento da obra de Deus

*Lc 10:2...(rogai) significa querer ou ver a necessidade e então torná-la conhecida; suplicar até que ela seja completamente sanada.. Jesus admoesta a todos os crentes a estarem sempre conscientes de que os perdidos têm uma alma eterna, de valor incalculável, e que terão que passar a eternidade no céu ou no inferno, e que muitos poderão ser salvos se alguém tão somente lhes anunciar o evangelho.

crescimento quantitativo: muitas igrejas locais assumiram uma postura totalmente irresponsável no evangelismo, onde o que importa é o maior número de pessoas. Devemos lutar para que vidas sejam transformadas, para que haja verdadeiras e genuínas conversões, pois sabemos que o mundo inteiro não vale sequer uma alma que alcança a redenção (Sl 49:6-8).

Outras necessidades
O principal objetivo da oração é o de conhecer a Deus e alcançar intimidade com Ele. Nós, muitas vezes oramos somente com a intenção de notificar a Deus a respeito das necessidades dos outros. É bom ressaltar que a maior necessidade do homem é espiritual e não material.

A oração dos líderes

*1 Tm2:1...vems 4 obrigações do crente (conf.
1- deprecações...1Tm2:1 (pedido insistente)
2- orações...
3- intercessões...Rm 8:26,27,34; Hb 7:25; Is 53:12

(lt) (intercessionem) significa “suplica em favor de outrem”; “sofrer com os que sofrem”; “chorar com os que choram”; “ficar entre”, “apelar em favor de alguém”.

Intercessão: È aquela oração secreta, no quarto, com a porta fechada. O intercessor dificilmente é visto por alguém. Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que a vontade de Deus seja feita na vida de outros.

4- ações de graças
Quem está na liderança da Igreja deve dedicar-se constantemente à oração. Os apóstolos tinham a convicção de que a oração era uma ocupação de máxima importância dos dirigentes cristãos. Note as freqüentes referências à oração em Atos (ver 1.14,24; 2.42; 4.24-31; 6.4,6; 9.40; 10.2,4,9,31; 11.5; 12.5; 13.3; 14.23; 16.25; 22.17; 28.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário