sábado, 8 de janeiro de 2011

O Ministério da Intercessão

INTRODUÇÃO

A palavra intercessão (hb) ocorre 80 vezes, cujo sentido geral é “orar”, mas em aproximadamente 50 vezes, aparece no sentido de “interceder”.

A palavra Intercessão aparece 46 vezes no Antigo Testamento.

(hb) significa “incidir sobre”, “atacar alguém com pedidos”; “encontrar-se”; “pôr pressão sobre”; “pleitear”, “interferir”, “mediar”, “assediar com petição”.
(gr) significa “concordar”, “encontrar para conversar”, “apelar”, “pleitear”, “pedir”, “orar”, “iluminação em, encontro com”, “conversação”, “petição”
(lt) significa “suplica em favor de outrem”; “sofrer com os que sofrem”; “chorar com os que choram”; “ficar entre”, “apelar em favor de alguém”.

Já pensou se o próprio Deus lhe dizer que não vai ouvir a sua intercessão??? Jr 7:16-20; 11:14; 14:11,12.

O intercessor é o que vai a Deus não por causa de si mesmo, mas por causa dos outros. Ele se coloca numa posição de sacerdote, entre Deus e o homem, para pleitear a sua causa.
- A oração intercessória nos é ordenada (I Tm 2.1; Tg 5.14, 16)
- Devemos interceder em favor de todos os homens (I Tm 2.1)
- Por todos quantos ocupam posição de autoridade (I Tm 2.2)
- Pelos ministros (II Co 1.11; Fl 1.29)
- Por todos os santos (Éf 6.18)
- Pelos patrões (Gn 24.12-14)
- Pelos servos (Lc 7.2,3)
- Pelas crianças (Mt 15.22)
- Pelos compatriotas (Rm 10.1)
- Pelos enfermos (Tg 5.14)
- Pelos que nos perseguem (Mt 5.44)
- Pelos nossos inimigos (Jr 29.7)
- Pelos que nos invejam (Nm 12.13)
- Por aqueles que nos abandonam (II Tm 4.16)
- Os ministros devem orar pelos membros (Éf 1.16; Fl 1.4)
- É um pecado neglicenciarmos a oração intercessória (I Sm 12.23)
- A oração intercessória beneficia o próprio intercessor (Jó 42.10)

ANTIGO TESTAMENTO
Samuel em favor dos israelitas (I Sm 7.5-9; 12:19-25). Samuel é justamente um modelo exemplar de alguém que intercede pelo povo de Deus
Moisés: em favor de Faraó por 4 vezes (Ex 8:12, 13, 30, 31; 9:33; 10:18,19) em favor dos filhos de Israel por 5 vezes (Ex 32:11-14, 31-34; 33:15-17; Nm11:2; 14:13-20; 21:7,8; Sl 106:23) em favor de Miriã (Nm 12:11-14); para Deus alterar a sua vontade, em favor do povo (Nm 14.1-12; 14.13-19; 14.20; ver também (Êx 32.11-14; Nm 11.2; 12.13; 21.7; 27.5)
Jeremias pede socorro por causa da fome (Jr 14) a favor do remanescente de Judá (Jr 42); Mas, Deus orienta Jeremias a não interceder, isso em decorrência do pecado premeditado dos judeus (Jr. 7.16; 11.14; 14.11).
Esdras: confissão em nome do povo (Ed 9); intercedeu pelos judeus após o retorno deste (Ed 10).
Daniel orou pela libertação do povo no cativeiro babilônico (Dn 9.3-20); pela restauração de Jerusalém (Dn 9.20-23)

Sl 106:23... testifica sobre o resultado destas intercessões de Moisés dizendo: "Tê-los-ia exterminado, como dissera, se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua cólera os destruísse”.

Três formas de motivação possíveis de intercessão:
1- por determinação direta da parte de Deus, indicando o intercessor, a causa da intercessão e o beneficiário;
2- por iniciativa e desejo espontâneo do intercessor, que se compadeceu de alguém necessitado;
3- a pedido da pessoa necessitada, que recorre a um intercessor

Exemplos:
Samuel clama pelo povo: (1Sm 7:5; 12:23); depois o povo suplica a Samuel (1Sm 12:19)
Deus quem determinou a intercessão: Aconteceu com Jó em relação aos seus amigos. Depois de repreender os três amigos de Jó, o Senhor diz: "e ide ao meu servo Jó, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu vos não trate segundo a vossa loucura..." (Jó 42:8). Eles assim o fizeram e o texto diz: "e o Senhor aceitou a face de Jó”(42:9).
Abraão em favor de Ismael (Gn 17.18-20) em favor de Sodoma e Gomorra (Gn 18.23-32) em favor de Abimeleque (Gn 20:17)
Davi em favor de seus filhos (2Sm 12.16; 1Cr 29.19); suplicou pelo povo (Sl 25.22)
Salomão: em favor do Templo e do povo (I RS 8:1-9:3)
Um profeta: pela cura da mão do rei Jeroboão (I Rs 13:6)
Elias: no Monte Carmelo (1Rs 18.21-37; Tg 5.16-18) pela restauração da vida do filho da viúva (II Rs 17:20-23) pede sobre o profetas de Baal (II Rs 18:36-38)
Eliseu: pelo filho da Sunamita (II Rs 4:33-35)
Os Levitas: a favor do povo (II Cr 30:27)
Ezequias: a favor daqueles que haviam participado da Páscoa sem a devida prurificação (II Cr 30:18-20)
Jó: em favor de seus filhos (Jó 1.5).
Habacuque: pelo avivamento da obra de deus (Hb 3)

NOVO TESTAMENTO
Pais e outras pessoas intercediam com Jesus em favor dos seus entes queridos.
Pais rogavam a Jesus para que curasse seus filhos doentes (Mc 5.22-43; Jo 4.47-53)
Um grupo de mães pediu que Jesus abençoasse seus filhos (Mc 10.13)
Certo homem de posição implorou, pedindo a cura de seu servo (Mt 8.6-13),
A mãe de Tiago e João intercedeu diante de Jesus em favor deles (Mt 20.20,21).
A igreja de Jerusalém orava pela libertação de Pedro da prisão (At 12.5, 12).
A igreja de Antioquia orou pelo êxito do ministério de Barnabé e de Paulo (At 13.3).
Tiago ordenou que os presbíteros orem pelos enfermos (Tg 5.14)
Tiago recomendou que todos os cristãos orem “uns pelos outros” (Tg 5.16; cf. Hb 13.18,19).
Paulo vai mais além, e pede que se faça oração em favor de todos (1Tm 2.1-3).
Paulo intercede em favor de várias igrejas e indivíduos (Rm 1.9,10; 2Co 13.7; Fp 1.4-11; Cl 1.3,9-12; 1Ts 1.2,3; 2Ts 1.11,12; 2Tm 1.3; Fm .4-6).

PERSEVERANÇA: Exemplos de Persevarança

David Brainerd, jovem missionário enviado para pregar no terrível oeste americano, para os sanguinários índios peles-vermelha, morreu com apenas 33 anos de idade, tuberculoso, dentro de uma cisterna onde procurava se esconder da friagem, clamando: "Dá-me almas, senão eu morro". Após a sua morte ocorreu um fenômeno: - milhares de índios se converteram por toda parte!
João Oxtoby, orava com tal fervor que passou a ser conhecido como "Joãozinho da oração". O concílio da Igreja Metodista estava para tomar a decisão de fechar o campo missionário de Filey, uma vez que vários pregadores já haviam sido enviados e não estavam alcançando resultados. Joãozinho comovido pediu mais uma chance para aquele povo. O concílio decidiu atender. Como não havia nenhum obreiro disposto a ir, Joãozinho se apresentou e foi! Nas primeiras pregações nada ocorreu... Joãozinho então se embrenhou na mata e, em agonia de alma, orava, mais ou menos assim: "Não podes fazer de mim um palhaço! Eu disse aos crentes lá em Bridlington que tu vivificarias a tua obra, e agora é preciso que assim o faças. De outro modo nunca mais terei coragem de lhes mostrar o rosto... então o que dirá o povo sobre a oração e a fé..." Depois clamou: "Filey está conquistada! Filey está conquistada! E saiu cantando e clamando pelas ruas: "Voltai-vos para o Senhor e buscai a salvação". Milhares se converteram. (Livro: Paixão Pelas Almas, de Oswald J. Smith)
George Mueller era conhecido por ter muita fé e ser perseverante em oração. Ainda muito jovem, ele orou pela salvação de cinco amigos. Depois de cinco anos, um deles se tornou um cristão. Após dez anos, dois deles aceitaram a Cristo. Vinte cinco anos se passaram e o quarto também foi salvo. Pelo último ele orou até o dia de sua morte, mas nunca o viu tornar-se um cristão. Contudo, três meses depois que Mueller foi enterrado, este homem também entregou seu coração ao Senhor. Por este último, George Mueller orou 52 anos. Nunca devemos desistir da oração.

ALTRUISMO... (francês): Inclinação para procurarmos obter o bem para o próximo; filantropia.

Ex 32:7-14.... (acusações:corrompeu-se / desviou-se / fundiu uma imagem / adorou-a / ofereceu-lhe sacrifício / afirmou ser o deus que o tirou do Egito / obstinou-se) Moisés não sabia que o povo havia pecado
v.7... Deus: “o teu povo que fizestes subir do Egito”
v.10... Deus: “deixa eu consumir este povo e farei de ti uma grande nação”
por causa dessa idolatria morreram 3.000 homens (v.26-28)
v.11... Moisés: “teu povo que tu tirastes do Egito”
v.12... Moisés: “torna-te da ira do teu furor e arrepende-te deste mal contra o teu povo”

Ex 32:1,4.... o texto não diz qto tempo fazia que Moisés estava no monte, mas é provável que era o dia 39º, porque no v.5, Arão disse “amanhã será a festa ao Senhor”. O ídolo era igual ao principal deus egípcio, um bezerro chamado Apis, que era adorado em Mênfis, próximo a terra de Gosen.

Ex 32:30-32
v.30... Moisés: “não prometeu perdão, mas que iria tentá-lo conquistar o perdão”
v.32... Moisés: “cria que os nomes poderiam ser riscados do Livro da Vida”

Jó 42:10
v.10... “o Senhor virou...” significa que Deus o curou”
v.10... “em dobro...”
ANTES...7 mil ovelhas (roupas), 3 mil camelos (transporte), 1 mil bois (trabalho), 500 jumentas (leite), casas, terras, etc.....só sobrou 1 caco de telha e cinza.
DEPOIS... 14 mil ovelhas (roupas), 6 mil camelos (transporte), 2 mil bois (trabalho), 1.000 jumentas (leite)

Rm 9:2-5
PAULO intercede para que o seu povo não recebesse a maldição de Deus, pois também eram filhos de Abraão.

EMPATIA
Empatia... (grego): paixão; forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma idéia ou uma coisa.

Jeremias 14:18-22
v.21...4 suplicas do profeta: não nos rejeites; não abatas o trono da tua glória; lembra-te da tua aliança; não anules a tua aliança conosco

Esdras 9:6-15 (essa oração tem 419 palavras)
Ler v.6; 7; 8; 9; 10; 13; 14; 15

Neemias 9:33,37
v.34...reis, príncipes, sacerdotes, pais não guardaram...
v.35...nem no reino, nem na abundância, nem na terra espaçosa e gorda, ...
v.37...reconhecem que a derrota é por causa do pecado...

NINIVE
Nínive... uma grande cidade, como é chamada no Livro de Jonas, jazia na margem oriental do rio Tigres na antiga Assíria, através do rio da importante cidade moderna de Mosul, no estado de Ninawa do Iraque. A Nínive histórica é mencionada por volta do séc.18 a.C. como um centro de adoração a Ishtar, cujo culto foi responsável pela antiga importância da cidade. A estátua da deusa foi enviada ao faraó (Amenhotep III) do Egito no séc.14 a.C. Nínive é mencionada pela primeira vez em Gn 10.11 (Algumas traduções modernas interpretam Ashur no hebraico deste verso como o país “Assíria” antes que uma pessoal, assim fazendo Nimrod o construtor de Nínive). O livro de Jonas retrata Nínive como uma cidade cruel merecedora da destruição. Como expressão de arrependimento e humildade, jejuaram (1Sm 7.6; 2Sm 1.12) e vestiram-se de panos de saco (um tecido grosseiro, geralmente feito de pêlo de cabra; 2Sm 3.31; 2Rs 19.1,2). Nínive era uma grande cidade, cujo pecado havia chegado ao limite da paciência de Deus (Jn 1.1,2). Mas Deus disse pelo profeta Jeremias que “...qualquer nação, sobre a qual tivesse pronunciado seu juízo, seria salva caso se arrependesse” (Jr 18:7,8).

ISRAEL
Ester foi obediente e, na obediência está o segredo da vitória. Ela participou desta preparação espiritual. Vestiu-se de vestidos reais (Et 5:1). Ester não descuidou dos aspectos materiais da questão. Para se apresentar diante do rei, deveria estar bem vestida, realçando a sua beleza natural e se mostrando agradável. Não iria vestir-se de saco, apesar da situação em que estava. Não iria, também, apresentar-se com semblante caído. Tinha de ter aparência alegre, a fim de alcançar graça aos olhos do rei, para que fosse possível a salvação do seu povo.

Et 8:1-17
v.1... “...Ester tinha declarado ao que lhe era”
v.3... “...Ester lançou aos seus pés (com lágrimas); e chorou e lhe suplicou que revogasse a malde...”
Ler o 1º pedido de Ester 7:3,4
Ler o 2º pedido de Ester 8:3-6
v.7... “o rei Assuero deu a Ester e a Mardoque para fazerem o que eles quisessem”
v.8... “foi permitido escrever cartas para todos os judeus em nome do rei, seladas com anel do rei, dizendo que deveriam se reunir em cada Cidade do reino (127 estados) para destruir a todos os que queriam destruí-los”
v.17... “...até os que não eram judeus (eram gentios) se beneficiaram com decreto do rei”

IGREJA PRIMITIVA
A Igreja Primitiva frequentemente se dedicava à oração coletiva (Atos 1:4;2:42; 4:24-31; 12:5,12; 12:12;13:2). Oravam no templo (Atos 3:1). Nas residências (At 12:5;12). Na casa de Maria, mãe de Marcos (o autor do Evangelho) (At 12:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário