sábado, 17 de outubro de 2009

Resumo da Lição 3

DAVI NA CORTE REAL – VIVENDO COM SABEDORIA

INTRODUÇÃO
Era costume dos antigos que os Jovens escolhidos morassem no Palácio. Daniel Dn 1:3-4 Ester 2: 7,12 esse tempo no palácio servia para estudar os costumes reais, educação, leis etc... Neste quesito Ester, Sadraque, Mesaque, Abdenego foram ótimos alunos, com Davi não foi diferente, foi aluno exemplar, a ponto de conquistar a confiança de todos no palácio Real deste o Grande até o mais humilde serviçal ISm 18:5.

Jovem de 13 anos;
Davi ficou conhecido no Reino como o músico do rei;
.....rosto avermelhado, com belos olhos e gracioso na aparência;
.....ruivo, com belos olhos e muito formoso;
.....rosto avermelhado, olhos cintilantes e aparência formosa;
Davi foi um fiel servidor de sua família e de seu rei;
Coração de servo. Davi nunca se queixou do laborioso e solitário pastoreio das ovelhas de seu pai. Ungido rei não hesitou em voltar ao seu trabalho habitual. Servia ao pai prazerosamente com o que sabia e mais gostava de fazer: estar com as ovelhas (1 Sm 16.19). Deus mesmo o chamou de servo (Sl 78.70; 89.20)
Humildade. Davi era um homem humilde e reconhecedor de sua limitações (Sl 131; 40.12,17). Sempre atribuiu todas as suas vitórias ao Senhor dos Exércitos (Sl 40.5-10; 144.1,2)

Sinceridade. Davi nunca quis ser o que não era (Sl 26.2; 38.9). Sinceridade e integridade são indispensáveis aos que desejam desfrutar de íntima comunhão com o Eterno (Sl 15).

Dependência de Deus. Dependia do Senhor em todos os momentos e circunstâncias da vida (Sl 17.5; 18.21)

Coragem. A coragem de Davi era incontestável: matou um leão e um urso (1 Sm17.34,35), apresentou-se para enfrentar o gigante Golias, lutou bravamente contra os filisteus sob o risco da própria vida. Sua evidente coragem firmava-se na autêntica fé em Deus (1 Sm 17.37; 45-47; 23.2-5)
Gratidão. Davi não se cansava de exaltar ao Senhor. Seus salmos estão repletos de gratidão e louvor (Sl 7.1.17; 144.1,2).

Arrependimento. Segundo a lei mosaica, Davi cometeu dois pecados imperdoáveis: adultério e assassinato premeditado (2Sm 12.9; Ex 20.13,14). Arrependeu-se do que fez, pediu perdão e foi perdoado (2Sm 12.13b; Sl 32.5)

Poucas pessoas na Bíblia são apresentadas com uma carreira tão cheia de experiências e vivendo situações tão contrastantes como Davi. O início do relato bíblico sobre Davi faz toda a diferença (I Sam 13:14;Prov. 4:23).

Um homem com muitas habilidades
Músico: Os músicos exercem uma atividade muito importante na congregação. Deus habita no meio dos louvores Sl 22.3 e quebranta os corações para receber a Palavra pregada. Precisamos resgatar a verdadeira música sacra, os músicos não precisam enfeitar a música tocai com simplicidade.
Foi com música que se derribou o muro de Jericó.
Foi com música que as portas da prisão foram abertas Paulo e Silas.

I Sm16 diz que Saul entrava em crise e tinha perturbações mentais (“espírito maligno, enviado por Deus”). Na verdade Saul sofria de uma insanidade mental, proveniente da atuação diabólica, permitida por Deus. Na época, como ainda é sugerido atualmente, em alguns casos, o tratamento recomendava o uso da música. Os súditos de Saul recomendaram um músico hábil, filho de Jessé de Belém, denominado Davi (v. 16). O instrumento tocado por Davi era a lira (kinnor em hebraico), de menor porte que uma harpa comum, de modo que pudesse ser transportada com facilidade.

Tocar é diferente de Saber tocar, o saber é mais profundo, pois, além do tocar este som era acompanhado pela unção(ISm16:23) pois o louvor era para o Deus altíssimo - tocar e tocar bem (Sl 33:3).

Forte: Não é forte no físico. Davi era o menor. Era um homem esforçado, com muita intensidade e energia em todas as batalhas que enfrentavam.

Valente: adj. Que tem valor e coragem. Demonstrou coragem, habilidade e eficiência antes de ocupar o trono e depois, quando nele assentou-se. A valentia de Davi como pastor de ovelhas é relatada em 1 Sm 17:34-36.

Valente não é ausência de medo, mas é enfrentar as adversidade confiando no Senhor

Homem de guerra: Quando falamos homem de guerra, não significa que é uma pessoa grossa, brava, mal. “homem de guerra” significa usar de estratégias para vencer seus inimigos, conquistar seus superiores, pares e subordinado, inteligência militar.

Sisudo em palavras: Sisudo é o que tem siso, que tem juízo, sensato, sério, prudente. Ex: podia matar Saul e não o fez 1 Sm 24:4-6 e 26:5.

Boa aparência: A aparência é muito importante principalmente para um obreiro, devemos andar bem vestido, sapatos engraxados e limpos, roupas passadas, cabelos e barbas bem feitas, ouvidos e narizes limpos. Essa boa aparência não pode ser consideradas motivos de santidade e nem deve ser motivo para julgarmos os outros.

O Senhor era com ele: Este é o principal motivo das vitorias de Davi. “O Senhor era com ele” 2 Sm 7: 3.

Davi como escudeiro do rei
Após a vitória sobre Goiás o líder dos filisteus, ele se torna ídolo de todo povo.
As mulheres cantavam: “Saul matou mil; Davi matou dez mil!” Aí Saul disse: A única coisa que está faltando agora é ele ser rei! I Samuel 18.6-8.

Qdo começamos de cima não entendemos o que se passa em baixo, mas qdo conhecemos o trabalho mais insignificante aprendemos a valorizar do menor ao maior. Quantos pisam em cima do menor, eu sou militar e comecei de soldado recruta hoje sou sargento e posso afirmar que sem soldado não existiria exército. Davi foi o melhor Rei que Israel teve, pois começou de baixo, aprendendo com humildade.

Um bom pastor foi um bom evangelista, um bom presbítero, um bom diácono e certamente um bom membro.

Como comandante das tropas
I Sm 22 “Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com eles uns quatrocentos homens.” Mas por que Davi? Ele conheceu de perto a pobreza, o pânico, a solidão, passou por todo tipo de necessidade, se viu obrigado a fugir de Saul e se esconder no deserto.
I Crônicas 12.22 “Porque naqueles tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como exército de Deus.”

Nos relacionamentos
“Carisma” significa força ou dom conferido por graça divina. Quando dizemos que alguém é carismático, estamos dizendo que esta pessoa tem dom, é cativante, consegue ser simpática e ganhar a confiança dos demais.

Esteve escondido de Saul com mais 400 homens - enxergava a necessidade de libertar o povo.
Esteve ao lado do povo de Queila estava sendo atacado pelos filisteus.
O filho do Rei: A nossa amizade para com os ricos, ou influentes não pode ser interesseira, eu não posso ter uma amizade com o Pr presidente com interesse que ele vai mim consagrar, vai levar-me ao pastorado e por fim serei o seu substituto, cada um deve ter convicção da sua chamada, e esperar o tempo do Senhor.

Servos de Saul Como é importante o relacionamento do crente com todos. Dentro do palácio Davi dava uma lição de simpatia, não importando a classe social, se tinha dinheiro ou não, pois ele via a pessoa humana, um trabalhador um filho de Deus. Como você está vendo seu funcionário, apenas um empregado ou uma pessoa que tem alma, tem famílias, podemos tratar a todos igualmente, pois não sabemos o dia de amanhã, lembre-se que hoje você é patrão mas não se sabe o que acontecerá depois.
Para administrar conflitos
A popularidade de Davi cresceu de tal forma q Saul sentiu muito ciúme, a ponto de buscar ocasiões para matá-lo. Se escondeu em uma caverna, sendo chefe dos “aflitos e endividados e dos amargurados de espírito, perseguidos, sem animo”, sem conhecimentos de estratégias militares e Davi um rei sem trono e sem reino, perseguido, sem casa, mas forte espiritualmente, confiando em Deus e no Seu livramento.
Acredita-se que com lágrimas escreveu “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti procuro segurança! Na sombra das tuas asas eu encontro proteção até que passe o perigo”. Salmos 57.1, e assim o Salmo 61.1-3 “Ó Deus, ouve o meu grito de angústia! Escuta a minha oração. No meu desespero, longe do meu lar, eu te chamo pedindo ajuda. Põe-me em segurança numa rocha bem alta, pois tu és o meu protetor, o meu forte defensor contra os meus inimigos. E assim também o salmo 63. 1 “Ó Deus, tu és o meu Deus; procuro estar na tua presença. Todo o meu ser deseja estar contigo; eu tenho sede de ti como uma terra cansada, seca e sem água”

Nenhum comentário:

Postar um comentário