A BÍBLIA E O CELULAR
(* Valdir Costa)
A tecnologia tem conquistado avanços extraordinários nos dias atuais. E porque não dizer da telefonia celular que cada dia que passa as inovações é formidável, ao ponto de termos que reconhecer essa façanha.
Mas quero fazer uma reflexão entre a Bíblia e o celular no meio evangélico durante os períodos de adoração a Deus. Se é que posso chamar nossas reuniões de “adoração”!
As pessoas carregam o celular para todos os lugares e não pode ser esquecido de forma alguma. Enquanto que boa parte do povo evangélico não leva consigo a Bíblia Sagrada nem quando vão à igreja para cultuar e “adorar” a Deus – se é que vão realmente adorar o Criador.
O celular é verificado a todo instante para checar se não há nenhuma ligação que foi perdida. Enquanto que a Bíblia é abandonada na estante, no armário, na gaveta, enfim, está empoeirada há muito tempo. Sem dizer daqueles que a levam para a igreja e esquecem por lá, nos bancos. Outros compram um exemplar Sagrado e por muito tempo à mesma permanece nova com as folhas até coladas do mesmo jeito que veio da gráfica. Há também aquelas Bíblias que nem nome possui para identificar o seu proprietário. Mas deveríamos fazer como o salmista disse: “... tenho o meu prazer na lei do Senhor, e nela medito de dia e de noite”. Já pensou todos os dias verificando se na Bíblia há uma mensagem nova para o nosso coração? PENSE NISSO!
Quando as pessoas saem de casa não esquecem de levar o celular, e, se isso acontece, elas voltam para buscá-lo. Isso é fato consumado! Será porque quando a Bíblia é esquecida, na grande maioria das vezes, as pessoas não voltam para buscá-la? Na verdade o verdadeiro cristão jamais esquece a sua Bíblia em casa quando vai à casa de Deus!
Os usuários de celulares não perdem as mensagens recebidas, porém, quando isso ocorre, eles ficam preocupados com essa perda. Mas será porque esses mesmos usuários nunca se preocupam com a mensagem de Deus, através da sua palavra? Já pensou como as pessoas seriam melhores se ouvissem mais a mensagem de Deus que a do celular? PENSE NISSO!
Como as pessoas ficam nervosas quando os celulares não funcionam ou quando estão fora de área, ou até mesmo quando está com a bateria descarregada, etc.! Penso que deveriam ter a mesma preocupação quando percebesse que os textos Sagrados não falam ao coração, como se o sinal com o céu estivesse cortado! Mas na verdade essas pessoas jamais se estressam por isso! O celular é mais importante!
O celular melhora a aparência externa, principalmente se for moderno. É uma inversão de valor, “vale mais o ter do que o ser”. Enquanto que para Deus, “vale mais o ser do que o ter”. Através do celular as pessoas falam uma com as outras, enquanto que a Bíblia é Deus falando com o homem.
Temos que reconhecer que os aparelhos possuem inúmeros recursos que são úteis no dia-a-dia. Por exemplo, a função de tirar fotos: Poderia usar a Bíblia para tirar foto do coração para verificar se o mesmo está limpo diante de Deus. Outro recurso do celular é o despertador que é usado para não perder à hora para o trabalho. Mas porque não usamos esse mesmo recurso para não perdermos a hora do culto? Porque o que é visto, é os cristãos chegarem sempre atrasados nos cultos sem nenhum constrangimento espiritual.
Se os cristãos tratassem a Bíblia como tratam o celular, teríamos cristãos melhores, mais dedicados, mais sintonizados com o céu, com mais comunhão com o Espírito Santo, enfim, mais abençoados, mais cheios do Espírito Santo – quanto mais cheio das coisas do mundo, mais vazios das coisas de Deus!
Já pensou no carinho e cuidado com que você tem com o seu celular? Porque você não faz o mesmo com a sua Bíblia? PENSE NISSO!
Não leve o seu celular para o culto, pois ele tem atrapalhado você adorar a Deus. Você tem saído dos cultos vazio espiritualmente. Quem sabe o celular tem impedido que o Espírito Santo transmita aquela mensagem que às vezes faz tanto tempo que você espera. Culto é para adorar a Deus e estar ligado com o céu, com o trono da graça, e não com o celular! PENSE NISSO!!!
Para concluir essa pequena reflexão sobre o celular e a Bíblia, não poderia deixar de mencionar aqui o exemplo que os nossos próprios líderes têm dado aos fiéis. Nossos pastores são os primeiros a darem o mau exemplo, com os celulares nos cultos e porque não dizer, até em nossos púlpitos – lugar sagrado do templo. Depois eles mesmos querem que Deus faça milagre nos cultos. Mas me parece que isso é uma profanação da casa de Deus. E aí me lembro do profeta que diz que “o povo não sabe distinguir o santo do profano”!
Portanto, que possamos dar mais valor a Bíblia que o celular. Porque é ela que nos mostra o caminho para a Canaã Celestial. E lá não será necessário celular. PENSE NISSO!
* Valdir Costa – Bacharel em Teologia e Jornalista